O Salão
O símbolo maior do nosso trabalho espiritual é o nosso Salão, nossa Egrégora, nossa Igreja. Ele é o espaço consagrado e local sagrado onde louvamos a Deus, os santos, os profetas e os seres do universo.
O Salão de trabalho é um espaço que uma vez consagrado e respeitado pelos membros da Igreja, toma-se um templo, “um centro de emissão e recepção de tudo quanto é bom, alegre e prospero.”
O Salão deve ser preferencialmente na forma de uma estrela de seis pontas, assim como a mesa. Na mesa deve estar o Santo Cruzeiro principal símbolo da Doutrina do Mestre Irineu, e, no mínimo, três velas acesas, que simbolizam o Sol, a Lua e as Estrelas. Deve se firmar também uma quarta vela em homenagem a todos os seres divinos e guias espirituais da Doutrina.
O Salão deve estar zelado e limpo, e disposto de acordo com a finalidade do trabalho. Nos hinários festivos e oficiais podem ser colocado flores, fitas e adornos diversos.
Imagens e fotos dos guias, santos e mestres podem ser expostas no Salão.
O Hinário
O principal trabalho da nossa linha doutrinária são os hinários do calendário oficial. Após o terço, os fardados devem atender a chamada para a abertura do despacho do Santo Daime. Depois devem se dirigir aos seus locais de baile, enquanto os fiscais e demais encarregados dos turnos de serviço vão para os seus setores.
Depois dos fardados, os paisanos tomam o Santo Daime e ocupam seus lugares, seja nos bancos ou nos últimos lugares da fila do baile, atrás dos fardados.
Todos devem permanecer em seus lugares. O fardado só poderá se ausentar do Salão durante o período de três hinos. A ausência deve ser comunicada ao companheiro da direita na fila. Se possível, esperar o final do hino para se retirar. Prolongando-se a ausência além desse prazo, a fila deve ser preenchida da esquerda para direita.
O Bailado
As filas do bailado devem ser dispostas de acordo com a altura dos participantes. As puxadoras ficam nas filas da frente, preferencialmente.A cabeceira da mesa se encontra frente à porta de acesso ao Salão que geralmente é voltado para o leste. À esquerda da cabeceira da mesa ficam os homens, e a direita as mulheres. Seguem-se os rapazes e as moças, as meninas e os meninos.
O bailado se apresenta em três tipos básicos: valsa (compasso 1 por 1), marcha (2 por 2) e mazurca (ternário). O bailado inicia-se após a primeira estrofe do hino, a partir do movimento do comandante que dá o primeiro passo à esquerda.
O bailado deve acompanhar o compasso da música, sem arrastar nem acelerar. O bailado é também uma vitrine do trabalho espiritual de cada um. Deve-se evitar trejeitos e movimentos exagerados que destoem do padrão apresentado pela corrente.
É necessário que haja tolerância acompanhada de instrução para a adaptação dos novatos.
O maracá deve estar afinado convenientemente. Em tese, todo fardado deveria ter um maracá. Deve saber tocá-lo adequadamente dentro do ritmo exigido pelo hino. O comando do trabalho poderá limitar o número de maracás, se assim julgar conveniente.
O bailado se apresenta em três tipos básicos: valsa (compasso 1 por 1), marcha (2 por 2) e mazurca (ternário). O bailado inicia-se após a primeira estrofe do hino, a partir do movimento do comandante que dá o primeiro passo à esquerda.
O bailado deve acompanhar o compasso da música, sem arrastar nem acelerar. O bailado é também uma vitrine do trabalho espiritual de cada um. Deve-se evitar trejeitos e movimentos exagerados que destoem do padrão apresentado pela corrente.
É necessário que haja tolerância acompanhada de instrução para a adaptação dos novatos.
O maracá deve estar afinado convenientemente. Em tese, todo fardado deveria ter um maracá. Deve saber tocá-lo adequadamente dentro do ritmo exigido pelo hino. O comando do trabalho poderá limitar o número de maracás, se assim julgar conveniente.
A Música
Os músicos devem procurar junto à comissão ritual da sua igreja promoverem ensaios e estudos dos principais hinários, a fim de que apresentem uma boa integração e harmonia no Salão. Deve haver um aperfeiçoamento constante dos tons e das harmonias.
No caso do CEFLAG contamos com uma direção de canto e música, tendo como diretora uma das puxadoras da casa, filha dos Dirigentes Principais, escolhida em reunião geral de fardados.
O Canto
Os hinos normalmente são iniciados pelo comando do trabalho ou diretamente pelas puxadoras que devem estar seguras dos tons apropriados para cada um deles.
É igualmente responsabilidade de todo membro estudar, conhecer e memorizar todos os hinos para que durante os hinários possa contribuir para o brilho da corrente espiritual. É também preciso meditar sobre as instruções dos hinos e praticá-las no dia-a-dia.
É igualmente responsabilidade de todo membro estudar, conhecer e memorizar todos os hinos para que durante os hinários possa contribuir para o brilho da corrente espiritual. É também preciso meditar sobre as instruções dos hinos e praticá-las no dia-a-dia.
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