O movimento religioso do Santo Daime, começou no interior da Floresta Amazônica, nas primeiras décadas do século XX, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra, natural do Maranhão.
Ao Mestre Irineu, como passaria mais tarde à história, foi revelada uma doutrina de cunho cristão e eclético, reunindo tradições católicas, espíritas, esotéricas, caboclas e indígenas em torno do uso ritual do milenar chá conhecido pelos povos incas como ayahuasca (vinho das almas) e por ele denominado Santo Daime. De uso bastante difundido entre povos indígenas da Amazônia Ocidental, a bebida é obtida pelo cozimento de duas plantas nativas da floresta tropical, o cipó Jagube ( banisteriopsis caapi ) e a folha rainha ( psicotria viridis ).Tem propriedades enteogênicas, isto é, produz uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato com o plano espiritual, através do encontro interior com o nosso Eu Verdadeiro.
O Mestre Irineu dizia ter recebido os seus ensinos diretamente de Nossa Senhora Da Conceição, que lhe apareceu numa das primeiras vezes que tomou a bebida na região de Brasiléia, Acre. Ele também trabalhou na comissão encarregada de demarcar as fronteiras do novo estado do Acre onde, provavelmente, teve a oportunidade de conhecer também tanto indígenas quanto vegetalistas e ayahuasqueiros da fronteira com o Peru.
A partir dos anos 30,com um pequeno grupo de discípulos, abriu de forma regular seus trabalhos nas cercanias de Rio Branco. A partir daí foi recebendo seu Hinário do Cruzeiro. Tal como nos legou o Mestre Irineu, a doutrina traz uma nova ênfase nos ensinos cristãos e uma nova leitura dos Evangelhos à luz do sacramento enteogênico, para afirmar, nos tempos de hoje, os mesmos princípios de Amor, Caridade e Fraternidade.
O seringueiro e construtor de canoas Sebastião Mota de Melo, natural de Eurinepé, Amazonas, foi um homem simples de sólida convicção espírita e trabalhador incansável. Discípulo do Mestre Irineu, se tornou um dos seus feitores da bebida sagrada.. Reuniu em torno de si centenas de adeptos - não por proselitismo, mas de forma natural, como resultado da amizade e do respeito que ele conquistou, ao atender a todos que o procuravam em busca de um conforto para os males da alma e do corpo.
Em meados dos anos 70 construiu um templo na localidade denominada Colonia Cinco Miln nos arredores de Rio Branco. No final dos anos 70 retirou-se desta área, e levou parte de seu povo para o interior da floresta, numa região denominada Rio do Ouro. Foi uma verdadeira saga. O povo trabalhava na seringa enquanto construíam as casas e plantavam os roçados. Menos de 3 anos depois da ocupação do Rio do Ouro, se retirou devido a questões de conflitos fundiários e fundou o assentamento que se transformaria na atual Vila Céu do Mapiá, no município de Pauini, Amazonas.
A iniciativa cresceu sob sua liderança espiritual e seu exemplo de trabalho. Dirigia pessoalmente mutirões, acolhia pobres, doentes e necessitados.
Desde 1974, ainda em Rio Branco, mandou registrar sua entidade, o Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra ( CEFLURIS ), com sede na cidade do Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pela feitura e distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais. A partir de 1998 foi feita uma reforma Institucional e foi criada a figura jurídica da ICEFLU- Igreja do Culto eclético da Fluente Luz Universal patrono Sebastião Mota de Melo e o Instituto Cefluris para administrar o nosso trabalho social e ambiental.
O Padrinho Sebastião, como era carinhosamente chamado por seus afilhados, faleceu em 20 de janeiro de 1990 no Rio de Janeiro, vítima de uma insuficiência cardíaca que o fez sofrer nos últimos anos. Além da viúva, senhora Rita Gregório de Melo, deixou aos filhos Alfredo e Waldete, respectivamente, como responsáveis pela continuação de sua missão espiritual e de seu trabalho social e comunitário, Em 1987 foi criada uma associação de moradores, cuja diretoria é eleita periodicamente por seus sócios. Atualmente a população da comunidade compreende cerca de 1.000 pessoas, entre a vila e pequenas colocações ao longo do Igarapé Mapiá.
Com o crescimento espontâneo registrado nas últimas duas décadas e os desafios sociais e institucionais decorrentes, a Doutrina se espalhou por diversas regiões do País e do Mundo.
O uso do Santo Daime como sacramento enteogênico em um trabalho espiritual de autoconhecimento obedece a regras rituais recebidas espiritualmente pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião. Não há uso indiscriminado, pois como um sacramento, a bebida é somente distribuída em datas que obedecem ao calendário religioso anual e dentro das regras preestabelecidas.
Os hinários são rituais festivos com cânticos de Louvor a Deus, à vida e as forças da natureza, onde a bebida sacramental é consagrada e comungada dentro de um templo ou locais autorizados, sob regras estritas de comportamento e organização, além da infra- estrutura de atendimento.
Outro ritual da doutrina é o Feitio da Bebida, também sob rigorosas regras doutrinárias, que orientam os mínimos detalhes, cercado do máximo respeito, silêncio e limpeza, num clima estritamente devocional. Este é um dos principais momentos do trabalho religioso e exige muita concentração, solidariedade, esforço físico e cuidado ecológicos. O produto final de todo esse processo é o Santo Daime. Enquanto sacramento, ele é ministrado com toda a reverência nos momentos do culto. O Santo Daime, segundo acordos assumidos por nós e pelas diversas tradições religiosas que também fazem uso da bebida sacramental não pode ser comercializado. Os centros autorizados ministram os sacramentos conforme as datas dispostas pelo calendário oficial.
A Doutrina do Santo Daime, segundo nossos estatutos, é uma prática religiosa cristã, ecumênica, que repudia toda forma de fanatismo, sectarismo, racismo e intolerância religiosa. Através de suas condutas os seguidores têm provado que a ingestão ritualística do Santo Daime no contexto religioso, ao lado da prática social decorrente da doutrina, amplia nossa capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento, além de ajudar a assumir nossas responsabilidades pessoais e coletivas. Constitui-se, portanto, em um agente profilático e terapêutico a serviço da elevação da consciência do ser humano.
Origem do Santo Daime
Em 1930 com o seringueiro maranhense Raimundo Irineu Serra. Negro alto com 2 metros de altura, filho do ex-escravo Sancho Martino e Joana Assunção. Integrou a Comissão de Limites entidade do Governo Federal, que delimitava as fronteiras entre Acre, Bolívia e Peru, órgão esse, comandado pelo almirante Álvares de Carvalho. E foi o próprio almirante, que nomeou Irineu o responsável pela custódia do cofre da expedição, cargo de estrita cofiança do chefe da tropa. É bem possível que Irineu tenha tido oportunidade de conhecer como membro da comissão diversas áreas de fronteira do então território do Acre, incluindo a serra do Moa no alto Juruá, Tarauacá, Assis brasil e Xapuri na divisa do peru e da Bolívia. Nestas viagem pelo sertão pode ter tido algum conhecimento do uso da ayahuasca entre os índios e caboclos da região. O mais provável é que ele permaneceu de 1912 a 14 nos arredores de Xapuri , ano que foi para Brasiléia, onde conheceu os irmãos Antonio e André Costa, com os quais se juntou para fundar o CRF-Círculo de Regeneração e Fé ,possivelmente por volta de 1916, primeira entidade que sem tem notícia que trabalhava com uma bebida psicoativa.
Existe também relatos de que o mestre teria se iniciado com um ayahuasqueiro de nome Pizango. Se isto aconteceu deve ter sido entre 1914 e 1916, pois em 1917 ele se casou com Emilia Rosa Amorim que veio a lhe dar seu único filho que sobreviveu, e nome Valcírio.
Conta a tradição que durante esta época que trabalhava com os irmãos Costa, qundo se encontrava numa colocaçãoo de seringa, Irineu obteve uma revelação, uma visão de uma mulher , que se apresentou com o nome de Clara e que o orientou a fazer uma dieta na mata por oito dias apenas comendo mandioca cozida sem sal, abster-se de álcool e sexo. Após a dieta, ao tomar novamente a bebida, a visão da mulher apareceu novamente. Apresentou-se como a Rainha da Floresta, que Mestre Irineu compreendeu ser a própria Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira da Doutrina Santo Daime. Aos poucos ela foi lhe passando as revelações e instruções que se constituíram na base da Doutrina do Daime que o mestre Irineu iria sistematizando no decorrer dos anos.
Não se sabe ao certo os motivos que o levaram a abandonar Brasiléia, a mulher, filho e a companhia dos irmãos Costa e os trabalhos no CRF. Raimundo Irineu Serra chegou em Rio Branco no dia 2 de janeiro de 1920 e sentou praça na força policial daquela cidade. Segundo antigos depoimentos continuou preparando e fazendo uso da bebida, cujos componentes eram acessíveis nas cercanias de Rio branco. Germano Guilherme, seu colega de tropa, a quem ele chamava de maninho, foi seu primeiro acompanhante nos estudos com a ayahuasca.
A partir daí seu trabalho foi crescendo. Em 1930 foi realizada a primeira sessão oficial e no São Jonao de1935 o primeiro hinário com farda. Sua fama de curador se espalhou por toda a cidade. Era procurado por pessoas das mais diversas condições sociais, culturais. Foi filiado a diversas entidades espiritualistas como o Centro da Comunhão do Pensamento, e a Antiga Rosa Mística Rosa Cruz.
Ele representa o tronco original da religião ayahuasqueira que estabeleceu esta rica síntese entre o sacramento milenar da ayahuasca e a nova revelação de um Cristo surgido na floresta, dentro de um cipó, revelado por uma aparição de Nossa Senhora. Desta matriz surgiram outros seguimentos: Daniel pereira de Matos, fundador da linha da Barquinha, Sebastião Mota de Melo, fundador da nossa igreja, Francisco Fernandes Filho, o Tetéu e muitos outros que deram continuidade ao rico processo de diversificaçãoo espiritual e cultural da ayahuasca em nosso país.
O Santo Daime hoje denomina o segmento criado por um dos seus discípulos, padrinho Sebastião Mota de Melo, seringueiro e construtor de canoas, , fundador da ICEFLU. Coube a ele desenvolver o rico legado do Mestre Irineu, expandir a doutrina para além das nossas fronteiras e ampliar o ecletismo já presente na doutrina do mestre, ampliando o diálogo com outras tradições e incorporando influências espíritas, mediúnicas e orientalistas.
Com o falecimento do Padrinho Sebastião em janeiro de 1990, é sucedido pelo seu filho o Padrinho Alfredo Gregório de Melo.
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